Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica é um ato exclusivo dos Psicólogos e baseia-se num método científico e rigoroso de análise e coleta de informações sobre as dimensões psicológicas, cognitivas e comportamentais do paciente. A base para uma Avaliação Psicológica eficaz é a escuta ativa e o motivo ou a razão do pedido. Após identificar o motivo é possível articular um conjunto de métodos, técnicas e instrumentos, tais como a entrevista clínica, a observação clínica e testes psicométricos com o intuito de fazer uma apreciação compreensiva do paciente. Através destes métodos é possível avaliar competências cognitivas, a personalidade e o funcionamento mental do paciente. Posteriormente e mediante o objetivo da avaliação, a informação recolhida é analisada e devolvida sob a forma de um relatório escrito, onde são elaboradas propostas de intervenção ou encaminhamento.
Tipos de Avaliação Psicológica:
Despiste psicopatológico – avaliação com o intuito de excluir ou confirmar a possibilidade de a pessoa sofrer de psicopatologia ou dificuldades ao nível do desenvolvimento, ao nível emocional ou relacional.
Avaliação do desenvolvimento infantil – estudo aprofundado do desenvolvimento psicomotor, padrões emocionais, cognitivos e relacionais da criança com o intuito de perceber se o seu desenvolvimento está adequado à idade.
Avaliação emocional e da personalidade – compreender de forma dinâmica os padrões de funcionamento mental, emocional, relacional e comportamental do paciente. A avaliação da personalidade possibilita ao paciente conhecer-se melhor. O autoconhecimento possibilita a mudança de padrões disfuncionais e que causam sofrimento.




