top of page

Psicologia do Adulto

Psicoterapia

Ser adulto acarreta grandes responsabilidades. Apesar de já não se verificarem importantes mudanças físicas, é uma fase marcada por importantes alterações psicológicas, bem como pelo completo desenvolvimento do sistema nervoso, com o pleno amadurecimento do cérebro. A pessoa começa a entender que tem um papel a desempenhar também na sociedade e não apenas na família e com os amigos. Para isso é fundamental tudo aquilo que construiu nas fases anteriores. O problema é que nem sempre as fases anteriores foram suficientemente estruturantes e a pessoa pode-se sentir completamente perdida perante as responsabilidades e exigências da vida adulta. Além disso, os diferentes desafios, a parentalidade, possíveis perdas, questões económicas, doenças ou situações traumáticas podem desencadear desiquilíbrio e provocar problemas psicológicos que precisam de atenção e tratamento. Os problemas mais comuns são ansiedade, depressão, problemas ao nível dos relacionamentos, dificuldade em gerir o stress, problemas alimentares, perda de interesse pela vida, dificuldade em gerir o tempo, parentalidade, falta de objetivos, luto, entre outros.

 

Com a ajuda da Psicologia e da Psicoterapia é possível compreender melhor o funcionamento mental, psicológico e comportamental da pessoa, os seus estados emocionais e os seus padrões de relacionamento, possibilitando o autoconhecimento e a resolução dos conflitos internos. 

A Psicoterapia Psicanalítica Relacional baseia-se no princípio que é nas relações precoces (sobretudo na primeira infância) que se estruturam os padrões relacionais implícitos que irão influenciar a forma como nos comportamos e relacionamos no presente. Assim, se essas experiências forem dolorosas e difíceis, irão ter um impacto negativo ao longo do nosso desenvolvimento. Através da Psicoterapia, num ambiente seguro, acolhedor, confidencial e livre de julgamento, Psicoterapeuta e Paciente, podem explorar e clarificar a compreensão entre os vínculos do passado e as circunstâncias de vida atual e explorar sentimentos, pensamentos e fantasias, possibilitando a compreensão do sofrimento. O contacto emocional e a relação com o outro são a motivação essencial que inspira o desenvolvimento humano. Através de um processo gradual de autoconhecimento, o paciente adquire maior consciência de si, dos seus padrões de funcionamento mental e relacional e dá-se uma mudança profunda e duradoura na sua personalidade, na sua qualidade de vida e nas relações interpessoais. 

A Psicoterapia tem elevada eficácia ao nível das seguintes áreas de intervenção:

- Perturbações da Personalidade

- Problemas nos relacionamentos interpessoais

- Depressão

- Ansiedade

- Luto

- Perturbações psicossomáticas 

- Autoconhecimento (autonomia, identidade, maturidade, etc.)

A liberdade de ser adulto também acarreta grandes responsabilidades que nem sempre estamos preparados para enfrentar! Se está a passar por uma fase difícil e não encontra saída, peça ajuda! 

 

Anabela Cunha

  • Instagram

© 2023 Anabela Cunha

bottom of page