Psicologia do Adolescente

A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta. É um período de amadurecimento físico, cognitivo e psicológico que tem como função preparar o jovem para encarar os desafios da vida adulta. Por ser uma fase de profundas transformações físicas e psicológicas, traz consigo uma grande confusão emocional e torna-se mais difícil distinguir o normal do patológico. É, por isso, importante estarmos atentos aos sinais de alerta. Pais, professores e as figuras de referência dos diferentes contextos em que os jovens estão inseridos devem estar alerta para possíveis alterações emocionais e de comportamento e pedir ajuda.
O acompanhamento psicológico na adolescência permite ao jovem falar livremente (num ambiente acolhedor e confidencial) sobre as suas preocupações, anseios, medos, inseguranças e dúvidas. A adolescência é uma fase marcada pela busca da autonomia, individualidade e identidade própria. Nem sempre os jovens se sentem à vontade para partilhar questões intimas com os amigos e com os pais e isso acaba por provocar grandes conflitos internos. Falar com o/a Psicólogo/a irá ajudar a clarificar essas dúvidas e a apaziguar o sofrimento interno.
A Psicoterapia com adolescentes funciona como a dos adultos, podendo haver a necessidade (dependendo da idade e do grau de maturidade do jovem) de, numa primeira consulta, ouvir os pais (ou outras figuras de referencia) para compreender melhor o desenvolvimento do indivíduo (gravidez, parto, primeiros anos de vida, entrada na escola, histórico de saúde, etc.). À medida que o processo psicoterapêutico decorre, pode também haver a necessidade de ir devolvendo os resultados da intervenção aos pais/cuidadores.
As principais áreas de intervenção psicoterapêutica da adolescência são:
- Dificuldades de relacionamento
- Dificuldades de comunicação
- Automutilação
- Ansiedade
- Bullying
- Autoestima
- Problemas comportamentais
- Sexualidade
- Perturbações alimentares
- Orientação vocacional




